terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Mas...que tripas são essas?



(Illo: Laura Fraiz)

Minha mãe é uma coisa incompleta, indefinida,
uma mulher mutante: sempre se redescobrindo
e se transformando.
Aos poucos tenho entendido como me adaptar a essa mãe inadaptável, louca e intensa.
Nós somos irritantemente parecidas e surpreendentemente diferentes.
Os mesmos olhos expressivos e sobrancelhas grossas,
a mesma impaciência e o mesmo senso de humor
(rimos muito juntas quase todo o tempo).
Somos amigas, parceiras, confidentes e insuportáveis uma com a outra.
Um dia, tentando escrever alguma coisa sobre ela,
anotei no meu caderno:

nós duas
um, dois
não um mais um:
é a continuação.

Acho que isso resume tudo.




Laura, foi gerada num campo de morangos no norte da Inglaterra. Beatles.
Para complementar a moranguice da sua essência,  desenvolveu uma compulsão por chocolate num grau, que eu tive que desenvolver a habilidade de escondê-los.
Ela descobre todos os esconderijos. 
Muitas vezes deixa a embalagem vazia no lugar do crime, em vez de jogar fora.  Acho detestável, sobre tudo quando argumenta: “mas mãe, eu não tenho controle sobre isso”. 

Laura cresceu entre adultos, coisa que causou efeitos incríveis na sua personalidade.
Quando criança, tinha tanta compaixão por animais, que não permitia que matasse seus próprios piolhos, e ficou muito chateada quando arranquei o bicho-do-pé que pegou na Bahia.
Com a idade, tem se tornado mais cruel, e calcina pernilongos com a raquete elétrica.
Tem a sorte de ser bela, inteligente e bizarra, tudo ao mesmo tempo.  

8 comentários:

  1. Eita que eu com minha mãe é a mesma coisa. Minha mãe também é meio mutante, assim, tipo eu, muito parecida, mas tããão diferente. Acho que com a Maria é a mesma coisa... é assim, a gente escolhe e aprende uma com a outra.
    Amei o Blog!
    Beijinhos nas duas lindas e na terceira também!

    ResponderExcluir
  2. lindo o blog, os textos e as ilustrações! adorei! um grande beijo em toda a equipe e virei visitar a página.

    ResponderExcluir
  3. Nossa...
    Snto-me lisongeado e surpreso por ter sido escolhido para ler.
    Está muito bonito, mesmo. E são três coisas lindas que geram tudo isso.
    Por hora, muitos afagos virtuais
    Pedro

    ResponderExcluir
  4. Vocês são brilhantinhas.
    Sugestão: traduzir por mundo digital uma participação da Sole.
    bs

    ResponderExcluir
  5. Que delícia! E que lindeza isso aqui.
    Vida longa ao blog!

    beijo nas três.

    P.S - conheço uma banda de hard core com esse nome - The Tripas Corazon.

    ResponderExcluir
  6. ai como amo vcs! minha afilhada é puro luxo! um beijo beijo beijo

    ResponderExcluir
  7. Vocês são tão lindas, me deixam emocionada, extasiada, sem palavras de emoção...
    Obrigada, Valen, por me incluir nesta lista de privilegiadas testemunhas das suas tripas e corações!

    ResponderExcluir
  8. Caramba super blog bacana, amei, vou seguir, gostei do modo como se expressam com sensibilidade e ao mesmo tempo cotidianas... e talvez se identifiquem com o meu:

    http://www.pequenosdeleites.blogspot.com

    ResponderExcluir